Yoga para Enxaqueca

Olá queridos,

Hare Ommmm…

Nesse post deixaremos um texto falando sobre os benefícios do Yoga para amenizar os sintomas da dor de cabeça e enxaqueca, que foi o tema apresentado pelo grupo de professores de Indaiatuba no “Yoga é Luz” que aconteceu no dia 18/09. Quem se interessar, entre em contato conosco que enviamos a série da prática apresentada.

Om Maha Ganapataye Namaha!!

Yoga no Alívio da Enxaqueca

O constante estresse ao qual nos submetemos diariamente em nossas vidas agitadas e cheias de compromissos faz com que seja desencadeada uma série de distúrbios físicos e psíquicos. Como reflexo desses desequilíbrios, uma grande parcela da sociedade é assolada por sintomas diários de dores de cabeça.

A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica, pulsátil e intensa, que habitualmente afeta um lado da cabeça, embora possa afetar ambos. É manifestada quando as artérias que irrigam o cérebro se contraem e a seguir se dilatam ativando os receptores da dor.

Devemos nos lembrar que a enxaqueca é uma conseqüência e não uma causa, por esse motivo deve-se fazer uma minuciosa investigação no intuito de descobrir possíveis fatores que contribuem para o seu aparecimento, eles podem ser: genéticos, ambientais (estresse, poluição, barulhos, mudanças climáticas, odores), estarem relacionados à alimentação, distúrbios hormonais, irregularidades nos padrões de sono, vícios em geral, etc. Quem sofre desse mal, sabe como essa doença silenciosa pode interferir negativamente no desenvolvimento das atividades do cotidiano.

Por que Yoga para a Enxaqueca?

O Yoga alivia os sintomas da dor de cabeça e pode ser usado no tratamento da enxaqueca. Um dos maiores benefícios da prática é aumentar a irrigação sanguínea das áreas superiores do corpo (ressaltando as contra indicações feitas para cardíacos e hipertensos). As posturas combinadas com as diversas técnicas da prática acalmam o cérebro e o sistema nervoso simpático, energizam coração e pulmões, reduz a pressão arterial, livra o corpo de tensões que são fatores que podem desencadear a dor.

Outro aspecto relevante em relação ao Yoga é o contato com os preceitos éticos (yamas e nyamas) que fundamentam a prática. O aprender a se observar e perceber aquilo o que nos faz mal, e assim, ir trabalhando gradativamente com o entendimento de que somente uma vida fundamentada em valores e preceitos que nos harmonizam com o meio externo, irá nos conduzir a um estado de saúde plena. A dor vem como uma espécie de alerta de que algo esta em desequilíbrio em nossas vidas, a aceitação e o reconhecimento de que a natureza esta sempre ao nosso lado e não contra nós, é um primeiro passo no caminho para a cura.

Texto Compilado por Tatiane Mosca e Leonira Silva.

Referências e consultas:

Trabalho de Conclusão de Curso: Leonira Ferreira da Silva – Campinas 2007 – Instituto de Yogaterapia de Campinas.

http://blog.opovo.com.br/yoga/o-yoga-alivia-a-dor-de-cabeca-e-a-enxaqueca/

http://blogdoyogue.blog.uol.com.br/arch2008-05-25_2008-05-31.html

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

There was an error submitting your comment. Please try again.