O CORPO MULTIDIMENSIONAL

O ser que é transformado através do processo do Yoga é de natureza multidimensional. É dito que há cinco dimensões diferentes de nosso ser, e tais dimensões são denominadas os Cinco Koshas. A percepção desses diversos aspectos do nosso ser é fundamental no processo de transformação através do Yoga, pois somente podemos purificar e transformar aquilo que percebemos conscientemente.  Cada aspecto do nosso ser – físico, energético, psicoemocional, as crenças centrais profundas, e nossa natureza espiritual – deve ser plenamente explorado e integrado, ao longo da jornada do Yoga.

O modelo dos Cinco Koshas, é, na verdade, originário da tradição Vedanta. Os Cinco Koshas foram incorporados pela maioria das tradições de Yoga porque apresentam um mapa completo do ser humano em todos os níveis, incluindo o nível físico, energético, o psicoemocional, testemunha, culminando com o espiritual.

O modelo dos Cinco Koshas é apresentado na forma de uma parábola. Reproduz o diálogo de um garoto chamado Bhirgu que vai até seu pai, Varuna, para aprender sobre Brahman, isto é, a natureza da Realidade Suprema – o sentido da vida. Varuna aconselha seu filho a meditar para descobrir o sentido da vida. Bhirgu retorna após descobrir que Brahman é matéria, pois “todos os seres nascem da matéria, são sustentados pela matéria e para a matéria retornarão.”

Bhirgu faz cinco jornadas de meditação até descobrir a natureza da Realidade Suprema. A cada retorno, ele traz mais uma peça do enigma e cada vez seu pai o manda de volta para descobrir mais. Bhirgu descobre que o homem é matéria, energia, pensamento e emoção, sabedoria e intuição, e, finalmente, beatitude Divina. A busca termina quando Bhirgu descobre que a natureza suprema do homem é a Unidade Divina. A descoberta de Deus como Alfa e Ômega da vida é fundamental; porém, é igualmente importante a descoberta de que o homem é um ser multifacetado, com componentes físicos, energéticos e psicológicos que na sua essência se originam de uma fonte espiritual única.

Esta natureza multifacetada descrita nos Cinco Koshas é a chave para o estudo do Yoga e da saúde física e mental. Ela evita a polarização do ser humano como sendo apenas material, psicológico ou espiritual. O modelo dos Koshas é crucial no trabalho com Yoga e Yogaterapia, pois, estaremos  sempre sendo confrontados com o amplo espectro das necessidades humanas que nos apresenta desafios que requerem ferramentas específicas, para que possamos ter uma compreensão adequada para facilitar o processo pelo qual o aluno passa de forma mais integrada e efetiva.

Annamayakosha—anna significa “alimento” e refere-se ao corpo físico. Todos os diferentes sistemas do corpo físico e os cinco elementos estão contidos neste envoltório.

Pranamayakosha—prana significa “energia” ou “força vital da existência.” Refere-se à força vital que anima toda a natureza, inclusive o corpo humano. É a essência da vida. O Prana tem duas características: inteligência e energia. Note-se que o Prana está incluído no corpo físico porque é considerado algo real e tangível dentro da tradição Oriental.

Manomayakosha—este envoltório é composto pela mente estímulo-resposta e por todos os instintos básicos que os humanos compartilham com os outros animais. É a parte da mente que oscila, a mente do dia-a-dia relacionada à ação.

Vijnanamayakosha—esta é a faculdade da percepção consciente, da sabedoria intuitiva e do discernimento. Funciona como ponte entre o inconsciente e a mente espiritual ou super-consciente.

Anandamayakosha—ananda significa “bem-aventurança”, “felicidade”, e exprime o perfeito estado de paz e satisfação que vivenciamos quando estamos alinhados com a Unidade.

 

 

Muito resumidamente:

 

Annamayakosha – Sistemas Físicos, os Cinco Elementos e os Doshas Ayurvédicos

Pranamayakosha – Energético, Prana Vayus, Chakras e Nadis

Manomayakosha-  Psicoemocional, Mente “inferior” e Emoções

Vijnanamayakosha – Sabedoria e Faculdade da Observação

Anandamayakosha- Felicidade e Bem-aventurança

 

 

Texto extraído de Introdução ao Yoga-2009, Joseph Le Page