O UNIVERSO COMO ENERGIA

Na ciência ocidental, até bem recentemente, a matéria era vista como sendo objetivamente real. Essas suposições estão, agora, sendo desafiadas pela física quântica moderna.

No Yoga e em muitas tradições orientais, o universo sempre foi visto como um campo de energia em vibração, sendo a matéria uma consequência, ou manifestação secundária dessa energia. A prática do Yoga nos aproxima daquela fonte de energia que é a fundação, ou o alicerce de toda vida. Um princípio básico do Yoga é que todos os acontecimentos, incluindo a saúde e a doença, se originam no nível energético sutil, e se manifestam, progressivamente, em níveis mais concretos.

A força vital que permeia toda a criação é chamada Prana, que literalmente significa  ‘aquilo que existia antes’ . Prana, como um todo, é chamado Maha Prana, ou ‘Grande  Prana’. Prana é dividido em subcategorias, chamadas Pranavayus, cada qual representando uma determinada corrente dentro do corpo. Cada uma dessas correntes é essencial para o funcionamento vital dos vários sistemas do corpo humano. Por essa razão, saúde e doença estão estreitamente associados ao fluxo de Prana no corpo.  Prana também é a força de vida que permeia a mente. Os diferentes estados mentais são, na realidade, expressões de três formas essenciais de energia, chamadas os três gunas. Tamas é a energia da letargia e inatividade, Rajas é a energia do movimento e motivação, enquanto Sattva é o estado de equilíbrio na mente. Juntas, todas as práticas do Yoga atuam para equilibrar nossas energias internas para que possamos estar em  harmonia com as energias universais. A respiração é uma ponte para essas energias universais e, por essa razão, Pranayama é uma componente chave da prática do Yoga.

 

Extraído de Introdução ao Yoga-2009, Joseph Le Page