O que é Dharma

O Dharma é fazer o que nos cabe, nossa parte em cada situação que se apresenta, e, ao fazer essas e também as ações impulsionadas pelo desejo, fazer respeitando os valores universais que sabemos bem quais são, pois esperamos e exigimos dos outros!

Aqui e ali uma palavra, uma ação ou um pensamento agressivo, raivoso, pode acontecer, mas logo percebemos e nos sentimos desconfortáveis, culpados, nos surpreendemos. São reações naturais dentro de determinadas circunstancias, porém nos dá desconforto. Quando não há desconforto, temos um problema serio-a não percepção crítica de nós mesmos.

A reflexão sobre nós mesmos-nossos pensamentos, palavras e ações-demonstra maturidade emocional, necessária para a vida de Yoga.

Yoga é uma vida de dharma , de valores, de disciplina e estudos, porque o que faz o alicerce do Yoga são a sinceridade e o compromisso para com o dharma. Somente asana, pranayama, dharana, dhyana e samadhi ( a prática das posturas, exercícios respiratórios, da concentração, da meditação e da absorção) não fazem Yoga!

O que pode caracterizar o Yoga é a reflexão sobre si mesmo e sua conduta a cada dia- o compromisso com os valores universais.

Texto extraído da coluna Hari Om de Gloria Arieira para Yoga Journal.