Os cinco elementos

O modelo dos cinco elementos, que forma a base da medicina ayurvédica, é uma faceta de uma filosofia indiana antiga chamada Samkhya. Este modelo descreve toda a criação como composta por cinco constituintes essenciais ou elementos: terra, água, fogo, ar e espaço. Cada um destes elementos incorpora qualidades específicas. Por exemplo, o elemento terra personifica as qualidades físicas de densidade e estabilidade, e as qualidades psicológicas de aterramento e segurança. Cada indivíduo é uma combinação única destes cinco elementos e suas respectivas qualidades. O saldo dos elementos dentro de nosso ser é uma base importante de saúde e cura.

 

No sistema mais comumente utilizado, a relação entre os dedos e os elementos é como se segue:

•O elemento fogo está associada com o polegar

•O elemento ar está associada com o dedo indicador

•O elemento de espaço está associado com o dedo médio

•A elemento terra está associado com o dedo anelar

•O elemento de água está associado com o dedo mindinho

 

Quando os elementos estão equilibrados, experimentamos bem-estar geral, tanto na mente e no corpo. Quando os elementos estão fora de equilíbrio, experimentamos desarmonia que pode levar à doença.

 

O elemento terra está relacionado com o sentido do olfato. À medida que sintonizamos com as qualidades do elemento terra dentro do nosso ser, sentimo-nos apoiados ao longo de nossa jornada, com todas as necessidades básicas previstas naturalmente. A água é associada com o sentido do gosto e é o veículo essencial para a digestão, apoiando a transformação de alimentos e a absorção de nutrientes. Dentro do corpo físico, o elemento fogo fornece o calor necessário para a digestão e assimilação ideal de nutrientes. Em um nível sutil, fogo é o poder de transformação que nos permite digerir experiências de vida completamente, absorvendo as lições que precisamos ao mesmo tempo que libera emoções e memórias acumuladas. O elemento fogo está relacionado com o sentido da visão, o que nos permite ver o nosso propósito de vida de forma mais clara, enquanto proporciona a energia e determinação para manifestá-lo completamente. A essência do ar é movimento, refletida na troca de oxigênio e dióxido de carbono entre a atmosfera e os pulmões. O elemento ar é também responsável pelo movimento dos impulsos nervosos e a circulação do sangue. Em um nível sutil, o elemento ar sustenta o equilíbrio psicoemocional.

O elemento espaço é o mais sutil dos cinco elementos e é a matriz que engloba todos os outros elementos. No nível físico, o espaço é uma característica essencial da nossa fisiologia, formando as cavidades ocas do corpo, incluindo os pulmões, estômago, intestinos e bexiga. Com a criação de espaço em torno de pensamentos e sentimentos pesados ​​e densos, ganhamos a capacidade de não nos identificarmos com eles tão completamente. Espaço também é importante para ver além de nossas crenças limitantes, permitindo-nos desdobrar nossas possibilidades infinitas.

 

 

Conhecimentos extraídos do livro Mudras for Healing and Transformation de Joseph e Lilian Le Page.