Brahmaviharas e o amor incondicional

O amor incondicional torna-se possível quando se pratica o cultivo dos quatro estados da mente conhecidos como brahmaviharas. Coletivamente, essas quatro qualidades de cordialidade ou amabilidade ( metta ), compaixão ( karuna ), alegria ( mudita ) e serenidade ( upekkha ) são qualidades de amor verdadeiro, autêntico e incondicional.

“Cultivando atitudes de cordialidade para com o feliz, compaixão pelo infeliz, encantamento com a virtude e indiferença ao malvado, a mente-material retém sua inabalável calma.”

Metta, que significa amabilidade é relacionada a gentil e amigo, leal aceitação com uma profunda sensação de apreciação e respeito.

 

Karuna, que significa “compaixão”, é a capacidade de ver que todos os seres, assim como nós, em última análise, buscam a felicidade e libertação do sofrimento. Nós normalmente vemos o mundo através das lentes de nossa própria personalidade, com foco em nós mesmos e nossas próprias necessidades. Esta perspectiva estreita tende a criar separação dos outros, que também estão focados em suas próprias necessidades, muitas vezes resultando em mal-entendidos, competição e conflito. Através dos olhos de compaixão, aprendemos a focar nas semelhanças e não as diferenças entre nós e os outros. A essência da compaixão é a compreensão de que todos estão à procura de amor e segurança, dentro dos limites de seu entendimento. A medida que a nossa compaixão se expande, também vemos que a nossa busca de amor e segurança é finalmente uma busca pela totalidade e unidade do nosso próprio ser verdadeiro. Compaixão começa com nós mesmos, porque é só quando podemos abraçar todas as facetas do nosso próprio ser plenamente que somos capazes de aceitar os outros e da vida de forma mais aberta.

 

Mudita. Amor verdadeiro traz alegria e mudita é a alegria que nós temos em prazeres simples. Quando nós amamos, a alegria parece nos rodear e nos penetrar.

 

Upekkha ou upeksha, equanimidade ou o equilibrio do despego. É a habilidade de sentir conexão completamente, sem apego ou possessividade. è tradicionalmente o último dos brahamaviharas que nós trabalhamos, e é aquele que nos permite aprofundar e estender os outros três imensuravelmente, evitando armadilhas como fadiga de compaixão, esgotamento emocional e codependencia sufocante.

 

Podemos iniciar de forma simples a praticar, como por exemplo, oferecer seu assento no ônibus ou prepara uma refeição nutritiva para a família. Quando praticamos metta e karuna, podemos começar cultivando um respeito amigável e incondicional para nós mesmos, antes de tentar cultivar o mesmo pelos outros. ~Pense em uma qualidade sua que aprecie, concentre-se em uma força ou habilidade que você consiga reconhecer e apreciar. Então comece a repetir as seguintes frases de metta:

Que eu seja feliz.

Que eu seja pacífico.

Que eu seja protegido de dano. Que eu aprecie a felicidade e a raiz da felicidade.

Que eu experimente tranquilidade e bem-esta no corpo, na mente e no espírito.

Adicione ainda essas frases do karuna:

Que eu seja livre do sofrimento.

Que me mantenha com delicadeza e cuidado.

Que eu seja livre do sofrimento e da raiz do sofrimento.

Que eu seja livre do sofrimento or ganância ou raiva, meo ou confusão.

Que eu experimente tranquilidade de corpo, mente e espírito.

Que eu responda ao sofrimento com compaixão.

E  para trabalhar metta karuna, podemos iniciar cada novo dia com a seguinte intenção:

Nesta manhã eu sorrio, um novo dia esta diante de mim.

Eu aspiro viver cada momento conscientemente e olhar todos os seres com olhos de ternura e compaixão.

Que você e todos os seres sejam felizes e livres de sofrimento.

Textos extraídos do Prana Yoga Journal, Junho 2010 de Frank Jude Boccio.