Os Cinco Kleshas

Sofrimento e tristeza indicam que há algo incompleto em nossas vidas. Desde o princípio, os homens já haviam percebido que há algo mais na vida do que conforto material. Podemos constatar este fato desde as pinturas nas cavernas até a procura pelo verdadeiro significado espiritual que se deu através do Yoga e de outras formas de espiritualidade. Parece que o sofrimento continuará a existir se nós insistirmos em buscar uma solução no mundo material e que chegaremos a um final somente quando percebermos a verdadeira causa do sofrimento em si. As causas do sofrimento estão descritas no Yoga Sutra de Patanjali como ” os cinco kleshas”. Kleshas significa uma obstrução e também pode ser traduzido como uma doença, ou fatores de sofrimento.

 

  • O primeiro Klesha, Avidhya, é uma falta de compreensão fundamental que somos parte integral de um plano maior. Avidhya é um senso básico de separação do mundo em que vivemos e do nosso criador, o que resulta num contínuo sofrimento e ansiedade existenciais. Pode ser entendido como a ignorância que possuímos com relação a nossa verdadeira essência.

 

  • O segundo Klesha, Asmita,  é um senso exagerado de desequilibrado de individualidade, uma noção distorcida do eu. Quando enxergamos o mundo com os olhos de avidhya, tudo se torna uma ameaça, desafio, conflito ou competição. A vida se transformou em um jogo de “eu contra o mundo”. Devido ao fato de a verdadeira natureza do mundo ser um todo integrado do qual fazemos parte, o jogo de conflitos não tem um verdadeiro vencedor. Isto se faz realmente verdadeiro devido as leis do karma. Cada vez que parecemos estar ganhando, plantamos mais sementes de conflito e, consequentemente, mais sofrimento.

 

  • Os terceiros e quarto Kleshas são Raga e Dvesa, que podem ser compreendidos como nossas preferências e aversões. Quando nossa visão de mundo é baseada em avidhya e a nossa atividade vem de asmita, a vida se torna uma montanha russa, com altos e baixos, baseada em conseguir o que queremos e evitar o que tememos ou não gostamos. Este estilo de vida pode nos dar a impressão de que estamos no controle, mas, quando analisamos mais de perto, torna-se óbvio que é este conjunto de preferências e aversões que, em realidade, nos controla. Além disso, nossas preferências e aversões são normalmente resultados de nossos padrões de atitudes condicionadas, baseadas na cultura, família e sociedade. Estas tendências presentes em diferentes camadas de condicionamento, associadas aos ciclos de dor e sofrimento gerados, são chamadas de samsara. Este sofrimento não esta limitado à dor emocional, pois quando nossos gostos e aversões não são administrados adequadamente, o resultado é o estresse que, ao torna-se crônico, poderá criar condições propícias ao aparecimento de sintomas e condições de saúde a ele relacionadas.

 

  • O quinto Klesha é Abhinivesa,que significa “medo” ou “medo da morte”. Este medo engloba todos os nossos medos e ansiedades. è a conclusão lógica da vida sob o ponto de vista de avidhya. O sentido de abhinivesa é mais bem resumido pelo famoso ditado existencialista “O homem nasce sem ter razão, vive do medo e morre por acaso”. A visão do Yoga é totalmente oposta: “O homem nasce imortal na forma do seu eu verdadeiro, vive para alinhar-se com as leis universais que são parte deste mesmo eu verdadeiro, e, mesmo quando o corpo morre, este eu permanece eternamente completo e integral”.

Extraído de Cadernos do Yoga  vol. 3, Inverno 2004. Texto de Joseph e Lilian Le page.

 

A primeira etapa do trabalho com os kleshas é simplesmente reconhecê-los. Ao refletir sobre os kleshas, descobriremos as suas raízes, bem como a forma como criam o sofrimento, o que nos ajudará a superá-los e a purificar a mente. Libertando-nos dos kleshas, ficaremos com uma consciência mais clara de nós próprios e da realidade do mundo.