OM

OM

Quando corretamente entendido e empregado, livra a alma das limitações nos planos físico, metal e emocional. Pelo seu emprego chegamos à conscientização da nossa própria divindade e de nosso processo evolutivo que nos leva da sombra á luz, da inconsciência à consciência, da criação ao Criador”.

OM na vida diária

Apesar de o OM simbolizar o mais profundo conceito da crença hindu, é um mantra usado diariamente. Os hindus começam seu dia, qualquer trabalho ou uma viagem expressando OM. O símbolo sagrado é geralmente encontrado no cabeçalho de cartas, no começo de monografias e assim por diante. Muitos hindus, como uma expressão de perfeição espiritual, usam o OM como um pingente. Este símbolo é santificado em todo templo hindu ou de alguma outra forma nos templos familiares.

OM não é uma palavra, mas sim uma entonação, que, como música, transcende as barreiras de idade, raça, cultura e até mesmo espécie. Ele é feito de três letras sânscritas, aa, au e ma, que quando combinadas fazem o som Aum ou OM. Acredita-se que ele seja o som básico do mundo e que contenha todos os outros sons. Ele sozinho é um mantra ou oração. Se repetido com a entonação correta, ele pode ressoar pelo corpo de forma que o som penetre no centro do ser, a atman ou alma.

O poder do OM

Durante a meditação, quando entoamos OM, criamos dentro de nós uma vibração que harmoniza simpatia com a vibração cósmica e  começamos a pensar universalmente. O silêncio momentâneo entre cada entoação se torna palpável. A mente se move entre os opostos de som e silêncio até que, por último, ela cessa o som. No silêncio, o único pensamento – OM – é dissipado; não há pensamento.

O Yantra do Mantra OM: