Hatha Yoga

Você tem interesse por Hatha Yoga? Sabe o que é?
Vamos começar pela definição de Hatha: Ha significa sol e é representado pelo sol do seu corpo, a sua alma. Tha significa lua, que representa a sua consciência, a sua mente. Então o Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Isto é conseguido através da união da mente com a alma.
Uma das características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja se você está fazendo um asana (postura física) deve estar totalmente presente em todas as fases, que são: entrada, permanência e saída. Se você está praticando um pranayama (exercício respiratório) deve se estar com plena atenção à respiração.
Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho do corpo, dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o ásana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões se dão porque se o corpo físico está alinhado com precisão, nossa respiração está alinhada com a mesma precisão , então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio. A medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente, de como os sentidos, a mente, e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo.
Quer entender melhor? É bem simples, o objetivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. Traga a inteligência da tua mente até a energia do teu coração e deixe que a união dos dois te guie”.
Namaste!
Prof. Leonira