Sankalpa

 

O propósito (sankalpa) é aquilo que se pretende fazer ou conseguir, é uma intenção dirigida, mas também uma resolução. O propósito produz foco e direção para aquilo que queremos, ele ajuda na concentração.

O sankalpa é uma ótima ferramenta para formarmos samskaras positivos, para substituirmos os negativos, com o desenvolvimento das qualidades opostas um elemento indesejável desaparece.

Patanjali fala também sobre isso, como sendo pratipaksha bhavana no yoga sutra, capítulo II, 33 convidando o praticante para uma reflexão e uma escolha mais consciente dos seus pensamentos, atitudes e ações.

Pode ser feito em forma de uma frase curta e simples, sempre de forma afirmativa, positiva e conjugada no presente, que repetimos algumas vezes, associada a imagens e visualizações que possam fortalecê-la, com um sentimento de entusiasmo.

Devemos repeti-lo várias vezes como um mantra, pode ser durante a prática como por exemplo: meu corpo é flexível e firme , mantenho a respiração profunda durante toda a prática , mantenho contato com o meu eu profundo, eu sou felicidade e bem-aventurança, estou atento, tenho saúde e muita energia.

Pode ser feito também durante o relaxamento, o importante é estarmos em um estado de consciência que seja livre de críticas e julgamentos.

E assim vamos conduzindo a nossa prática e a nossa vida, com mais consciência, e escolhas feitas com discernimento, para aquele fim que quisermos e soubermos ser o melhor para nós, evitando de sermos arrastados pelos acontecimentos do presente e condicionamentos do passado, vamos construindo uma vida melhor, mais realizadora e principalmente com mais liberdade.

 Texto extraído do antigo site do Mangalam Stúdio (www.mangalam.com.br)

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

There was an error submitting your comment. Please try again.