Meditação – A arte de Mergulhar

Meditar é fácil, embora aparentemente difícil. É como aprender a nadar ou andar de bicicleta. Para quem não sabe, são tarefas arriscadas, perigosas. Depois que se aprende, faz-se sem pensar.

Para aprender a meditar, devo ter um mínimo de disciplina: reservar tempo, assim como largo tudo para fazer uma refeição e também para dormir. A desculpa da falta de tempo é o sinal de que não estou mesmo desejando entrar em comunhão com Deus. Ninguém aprende a nadar sem dedicar um certo tempo ao aprendizado.

A meditação é uma experiência amorosa. Quem ama dedica tempo à pessoa amada. Sem agenda, pressa e telefone ligado. E sem a menor preocupação com o que se haverá de conversar. Os verdadeiros amantes sabem ficar em silêncio, curtindo tão-somente a presença um do outro.

Devo estar bem consciente de que a minha mente egocêntrica não é capaz de entrar no mundo da meditação. Medita-se com o coração, não com a razão; com o inconsciente, não com o consciente; com o não-pensar, não com o pensar. Assim, de condutor passo à condição de conduzido.

Devo perder a mania de querer tudo controlar através de minha mente. Preciso despojar-me dela. Calá-la. Penetrar os seus bastidores. Virá-la pelo avesso. Fechar os olhos da mente, tão gulosa e soberana. Quanto mais conseguir cegá-la, mais verei a luz. A mente é capaz de apreender a física da luz. Mas não a própria luz – esta, só a meditação capta.

Meditar é mergulhar no mar. Não posso possuir ou reter o oceano. Mas posso banhar me nele, deixar que me envolva, embale e carregue em suas ondas. Se sou capaz desse mergulho, então começo a meditar.

O mar está sempre lá. Eu é que devo dar os passos em sua direção. Ele jamais se afasta de mim e está sempre pronto a me receber. Mas devo livrar-me das roupagens que tanto pesam em meu ser. Quanto menos, mais leveza dentro da água.

Entro no mar. Mal sei nadar. De repente, percebo que já não da pé. É quando se inicia a meditação. O meu ego sente que já não tem apoio. A força da água que me envolve é maior que a minha capacidade de caminhar dentro dela.

Quanto mais fundo penetro no mar, mais água me envolve. Quanto mais mergulho, maior a profundidade alcançada. Em torno de mim, do lado direito e do esquerdo, acima da cabeça e abaixo dos pés, tudo é oceano.

Eis a meditação. Porém, se uma idéia furtiva ou uma preocupação me atira na praia, não devo me inquietar. Basta retornar à água. Pois é infinito o oceano da meditação.

A meditação dilata a nossa capacidade de abrir-se ao amor de Deus e amar o próximo. E nos induz a não dar importância ao que não tem importância, livrando-nos de sofrimentos inúteis.

(Frei Beto)

Texto amorosamente postado pela Profa. Leonira Silva

Namastê!!

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

There was an error submitting your comment. Please try again.