O Festival das Luzes- Dwali

O Diwali, conhecido como Festival das Luzes, é uma festa religiosa celebrada por indianos de todo o mundo. O evento dura cinco dias e comemora a vitória das forças do Bem sobre o Mal, da luz sobre as trevas, e do conhecimento sobre a ignorância. Os religiosos acendem pequenas lâmpadas (diyas), vestem roupas novas, comem doces e soltam fogos de artifício.

Este importante festival acontece uma vez por ano, sempre na noite mais escura do outono indiano, que ocorre durante a Lua Nova, que marca a transição entre a Minguante e a Crescente. Este ano iniciou no dia 7 de Novembro.

Nesta celebração, que representa a passagem das trevas para a luz, o povo indiano acende pequenas lâmpadas em grande quantidade, que formam um belo e enorme jogo de luzes em meio à escura noite. Além desta significação de passagem, outros significados também representam este importante evento.

Enquanto milhares de luzes estão acesas, o povo é lembrado do triunfo do bem sobre o mal, da prosperidade, da riqueza e da força divina que há em todos os corações dos seres humanos. Além das luzes, a decoração também conta com as ricas cores de alimentos feitos especialmente para serem consumidos durante o festival, principalmente os doces, que representam o amor.

Com este festival, os indianos esperam manter viva a mensagem de que a escuridão do mundo pode ser revertida em luz, basta que os seres que habitam este mundo ajam de acordo e de forma que isso se torne realidade.

Além das pequenas lamparinas, outras formas de iluminação são usadas durante o festival, como fogueiras, luzes elétricas e fogos de artifício. Todas as casas também são decoradas com muitas flores e objetos de ouro para alegrar o ambiente.