Guia de bolso do Yoga

Passo 1- Torne-se um observador

É muito interessante observar-se. A cada vez você aprende algo novo. Observar suas ações tira você do modo “reagir”.Você ganha mais tempo para perceber o que esta acontecendo e para ajustar-se de acordo.

 

Passo 2- Assista, não julgue

Você pode aprender muito mais sobre seus hábitos e comportamentos se puder simplesmente observar sem julgar. Isso não significa abandonar toda a capacidade de discernir o que é bom do que não é! Significa apenas fazer uma pausa da reação imediata, apenas para assistir.

 

Passo 3- Espere

A razão pela qual isso é chamado de prática é porque requer prática. Todos os dias você tem que mantê-la. No começo, pode não parecer que muita coisa esta acontecendo. Mas, se você persistir, seu corpo vai se abrir e fortalecer e sua mente vai se acalmar e assentar. Tenha paciência consigo mesmo. O Yoga nem sempre funciona no ritmo que você espera dele. De tempo ao tempo para que suas lições frutifiquem. Aprecie o processo. Lembre-se de que a vida é uma obra em andamento e Você esta bem no meio dela sempre […] razão pela qual o progresso às vezes é difícil de ser percebido.

 

Passo 4- Persista

Se você sentir vontade de desistir, porque nada de bom parece estar acontecendo, continue praticando. As coisas estão mudando em seu corpo e mente. Confie no processo. Confie em si mesmo. Nenhum dos dois o desapontará.

 

Passo 5. Não se preocupe

Não há nada com que se preocupar. Você esta exatamente onde precisa estar, e tem todas as ferramentas de que precisa.

Quando você acalma sua mente, tudo se abre. O estresse desaprece, as preocupações se dissolvem, o corpo fica saudável e seus níveis de energia disparam. A única coisa que interpõe seu caminho é seu próprio pensamento limitante sobre si mesmo. Você tem tudo dentro se si. Sempre. Você só precisa se acalmar e prestar atenção para valer.

 

Extraído de A Cura pelo Yoga, Tara Stiles, Editora Pensamento.