As qualidades da mente.

Ayurveda– do sânscrito ” ayur”, vida e “veda” conhecimento . “. É a antiga arte de cura da Índia, a medicina tradicional indiana, também chamado de ciência da longevidade. De uma perspectiva ayurvédica, a saúde é um estado de equilíbrio em todos os níveis do ser.

Segundo o Ayurveda, a natureza é uma semente que contém toda a multiplicidade da existência. O universo nesta tradição é formado por três grandes forças naturais, chamadas em sânscrito de rajas ( movimento), tamas ( inércia) e sattwa ( equilíbrio). Elas unem nossa essência ao todo e se manifestam como qualidades de nossa mente.

Rajas é a qualidade do movimento, da atividade, das forças que estimulam e iniciam as mudanças. Engloba a paixão, a agitação e a energia vital. Em excesso, esse movimento nos desequilibra, pois gera instabilidade nos pensamentos e flutuações emocionais.

Tamas é a qualidade passiva que dá sustentação à atividade de rajas. Engloba também a escuridão, o não sentir, a morte. O excesso de cosias materiais leva ao apego e também gera ignorância, o desconhecimento de quem somos na realidade. Tamas em demasia causa desequilíbrios emocionais, gerando estagnação, peso e inércia.

Sattwa é a qualidade estabilizadora que harmoniza movimento e inércia. Na tradição da yoga, sattwa promove nossa evolução espiritual e, segundo o Ayurveda, proporciona o estado de equilíbrio fundamental para que a cura possa ocorrer em todos os sentidos em nosso ser: física, mental, emocional e espiritualmente.

As três forças ou qualidades são necessárias para a sustentação da vida. Em equilíbrio, rajas gera a força vital necessária para a vida e tamas cria a forma e a substância para o corpo físico.

Podemos cultivar a qualidade do equilíbrio através da adoção de alguns hábitos:

Praticar Yoga.

Seguir dieta apropriada.

Meditar e respirar com consciência.

Extraído de Filosofia de Bem Viver- Márcia de Luca e Lúcia Barros.