Férias..Um tempo para “arrumar a casa”

Namastê amados,

 

Uma linda reflexão sobre as férias, texto do Prof. Marcos Rojo.

 

 

Esperamos tanto pelas férias que enfim chegam.

Rapidamente passam e aí esperamos as próximas. Quando nos damos conta, vivemos de férias em férias e com isso a vida passa rápido. Nós nos esquecemos de viver o dia a dia.

Porque será que temos a impressão de que nas férias poderemos ser mais felizes? Que vamos fazer tudo o que nao conseguimos fazer durante o ano, que nossa vida vai mudar radicalmente, mas no final, tudo fica como antes?

É bom viajar mas também é muito bom voltar para casa. É bom sair da rotina, mas também é muito bom voltar para a rotina.

 

Como seria viajar se não houvesse o voltar?

Para mim a sensação de voltar é importante, não sei se é apego ou insegurança. Gosto de uma das definições de meditação que os budistas usam: “meditação é o voltar para casa”. A casa no sentido de lar, aconchego, “lareira”, sentir-se protegido, acolhido, seguro,ficar relaxado e à vontade.

É preciso estar na casa para que ela tenha vida e energia. Uma casa abandonada é uma casa triste. Também é assim com o nosso corpo, afinal nosso corpo é a nossa casa. É preciso tomar conta dele como tomamos conta da nossa casa.

Uma das formas de arrumar a nossa “casa” é fazer Yoga. Assim como, para usufruir o conforto da casa, temos de limpá-la e arejá-la, também temos de fazer asanas e pranayamas para podermos relaxar na quietude da meditação.

Por isso aproveite as férias para praticar um  pouco. Não importa se você não tem muito tempo, ainda que pratique 15 minutos por dia, já é significativo. Caso você não se lembre de nenhum exercício, nenhuma rotina, não tem importância, também isso não é motivo para não praticar. Se não se lembrar de nada, pratique relaxamento, que já é maravilhoso, e assim você estará “arrumando sua casa”.

Melhor do que tirar férias é viver com quem está em férias. Viver com quem está em férias é viver mais alegre, é ser mais curioso, pensar menos no futuro, é dar valor para o seu trabalho, seus amigos e a sua cidade. Lembre-se de que as “férias” um dia se acabam.

Para você não desperdiçar sua vida, lembre-se de uma importante regra sugerida pelo professor Hermógenes. Esta regra é composta de duas partes: 1a.”NÃO SE PREOCUPE COM NINHARIAS”; 2a. “TUDO É NHINHARIA”.

 

Boas Férias!!!!!!!!!

 

(Texto do Professor Marcos Rojo(coordenador do curso de pós-graduação de Yoga da UniFMU)

 

(Oferta da professora Leonira para o nosso blog)