Pranayamas

“Como as folhas que arejam a àrvore e fornecem nutrição para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. Quando estamos realizando um asana, só podemos estender plenamente o corpo se sincronizarmos a respiração com o movimento. Prana é energia. Ayama é a criação, distribuição e manutenção. Pranayama é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.
O verdadeiro fruto do yoga não é a conquista ou realização material. Os yogues nunca medem a inalação de oxigênio, não é nisso que tem interesse. O interesse do yogue é manter a cabeça e o coração limpos por meio da harmonia da respiração e isso é alcançado com a prática dos pranayamas.
Se considerar a respiração na forma do sistema respiratório, é algo físico. Mas quando a ação da respiração sobre a mente é estudada e compreendida, torna-se espiritual. O pranayama é a ponte entre o físico e o espiritual. O pranayama é o ponto central do yoga………”
Texto: As Folhas – do Livro A ÁRVORE DO YOGA – A Eterna Sabedoria do Yoga Aplicada à Vida Diária – Autor: B.K.S. Iyengar – Ed. Globo
Enviado pela Profa. Leonira Silva