Bandhas

Amados alunos e amigos,

Namastê!!

Estamos fechando esse maravilhoso e intenso semestre deixando para vocês um texto falando sobre os Bandhas (fechos e contrações) que foi um dos temas abordados em nossa Semana de Integração.

Gostaríamos de agradecer ao Grande Mestre pela oportunidade de termos conduzido esse lindo trabalho, com Suas bençãos maravilhosas, tudo correu muito bem!! Agradecemos com carinho ao professor Silvio e a professora Cyntia por aceitarem o desafio e o convite de estarem nos ajudando com as aulas e satsang, esse é o real espírito de Yoga, a entrega, a doação e a devoção a vida, estamos aqui para servir o Divino. Aos queridos alunos, amigos e a todas as pessoas que prestigiaram as aulas, lembrando-se daquelas que também vibraram conosco a distância, nossa eterna gratidão.

Om Maha Ganapataye Namaha!!!Hare Ommmmm….

BANDHAS

O que são?  Qual a sua importância dentro da prática?

A palavra Bandha significa em sânscrito “fecho ou fixação”. Traduz-se como “contração”.  Deriva da raiz bandh que significa ligar, fixar, trancar, fechar.
Os Bandhas são contrações de determinadas partes do corpo físico, como plexo, nervos, orgãos e glândulas que estão relacionadas aos chakras sendo estes centros de energia vital e que funcionam como canalizadores do fluxo energético.

Os principais Bandhas do Hatha Yoga são:

– Jalandhara Bandha (contração da garganta)

– Uddiyana Bandha (contração do abdome)

– Mulabandha (contração do esfíncter)

– Jihva Bandha ( contração da língua)

No Hatha Yoga dá-se muita importância a prática destas contraçõ es pois possibilitam uma prática segura, do ponto de vista físico mantendo o calor dentro do corpo evitando possíveis lesões. Do ponto de vista energético evitam a dispersão da força vital e ajudando a conduzi-las para os canais adequados.

Obtem-se enormes benefícios com a prática sistemática dos Bandhas, tanto em nível fisiológico quanto psíquico. É possível perceber melhoras do sistema endócrino, no funcionamento dos órgãos internos, no sitema nervoso, bem como no funcionamento da própria mente, que fica mais focada e torna-se assim mais apta para concentração. Podemos dizer que os Bandhas funcionam como uma “ponte” que liga o corpo físico ao corpo sutil.

Fontes:

BASSOLI, Maria Rosângela. Yoga: Um caminho para luz interior. 3ª Ed. Editora Átomo

FERNANDES, Nilda. Yoga Terapia o caminho da saúde física e mental. 4ª Ed. Editora Átomo.

www.yoga.pro.br

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

There was an error submitting your comment. Please try again.