Vinyoga – “Yoga Dinâmico”

 Vinyoga provém do método de Vinyasas (sincronia entre movimento e respiração). É um encadeamento de seqüência de posturas sem interrupção, como uma coreografia, uma dança. É uma forma de abordagem do sistema clássico Hatha Yoga, resgatada pelo pai do yoga moderno T. Krishnamacharya através do texto clássico intitulado “Yoga Korunta”, que descrevia a prática de ásanas apresentados em seqüência. Esta forma de apresentação do Hatha Yoga interessa Krishnamacharya que passa a adaptá-la a uma série intensa, vigorosa e fluída.

Os vinyasas baseiam-se nos Suryas Namaskaras (Saudações ao Sol), re  sgatados por Krishnamacharya. Os discípulos desse mestre fizeram novas adaptações, criando seus próprios estilos e métodos. B.K.S. Iyengar  (método Iyengar, prioriza o foco no alinhamento perfeito e no tempo de manutenção das posturas), Sri K. Pattaby Jois (método Ashtanga Vinyasa Yoga, Mysore) e  a escola chamada Vinyoga que tem a frente o próprio filho de Krishnamacharya, T.K.V. Desikachar. Ambos estão fundamentados nos oitos angas do Ashtanga Yoga de Patanjali.

As aulas que utilizam-se dos vinyasas, geralmente são mais dinâmicas, fluidas, com posturas que desafiam o praticante, valorizando mais o fluxo que a permanência na postura. O tempo em cada postura é menor, seu ritmo é determinado pela respiração.

Porém, vinyasa não se refere somente ao movimento físico da prática, mas a atitude a qual nós abordamos a prática. Desenvolve a capacidade cardiovascular, força, resistência, coordenação, concentração, foco, traz clareza mental.

Independente do ramo ou linha de desenvolvimento do Yoga, é relevante saber que a filosofia foi decodificada e organizada por Sri Patanjali através do tratado conhecido como os Yogas Sûtras onde o mesmo menciona os oitos passos (Ashtanga Yoga) que segundo a filosofia são precisos para chegarmos à realização plena do Ser. Praticamos yoga verdadeiramente quando vivenciamos os preceitos éticos que fundamentam a filosofia (não ser violento, ser honesto, verdadeiro, austeridade, pureza interior, contentamento, disciplina, entre outros), do contrário estamos apenas praticando uma ginástica corporal, é o individuo ter em suas próprias vivências uma referência para o processo de auto-conhecimento.

Segundo Sri Patanjali são oitos os estágios (Ashtanga Yoga) do Yoga como meio para atingir a totalidade do Ser, são eles:

1 – Yama: são condutas morais Universais que independem de credos, religião ou cultura:

– Ahimsa: não-violência

– Satya: verdade ou não mentir

– Asteya: não roubar

– Brahmacharya: harmonia com o Absoluto

– Aparigraha: desapego, não-cobiçar.

2 – Nyama: São as condutas que se aplicam a disciplina individual:

– Saucha: pureza (corpo-mente-emoções)

– Santosha: contentamento interior

– Tapas: disciplina, auto-esforço

– Svadhyaya: auto-análise (estudo interior)

– Ishwara Pranidhana: entrega ao Absoluto

3 – Ásanas: Compreendem as posturas corporais. Para o Yoga, o corpo é um veículo para condução a realização do Ser, e não o objetivo da prática.

 4 – Pranayamas: Controle da energia vital através de exercícios respiratórios.

5 – Pratyahara: Isolamento da mente dos estímulos sensoriais, mantendo a mente perfeitamente desperta e atenta.

6 – Dharana: Concentração, aplicando a total atenção da mente sobre um ponto (físico, mental ou espiritual).

 7 – Dhyana: Meditação contemplativa.

8 – Samadhi: Iluminação.

Orientações para prática de Vinyoga

  • É importante que trabalhemos buscando o foco de uma realização maior dentro da prática, não nos limitando apenas a execução de ásanas complexos. É necessário respeitarmos o primeiro princípio ético da prática: ahimsa, a não agressão a si mesmo e aos demais (comparações, punições, cobranças e sabotagens, são formas de violência).        Lembre-se de ter a si mesmo como referência para a prática. Quando estamos com o olhar voltado para fora, estamos praticando apenas uma ginástica corporal, começamos a praticar yoga verdadeiramente quando nos voltamos para dentro de nós.
  • Respiração Ujjay (O yoga começa na conexão consciente da respiração com o           corpo).
  • Alinhamentos e adaptações.
  • Consciência corporal (pés e mãos).
  • Total consciência no momento presente.
  • Para pessoas com problemas de saúde é recomendada uma prévia aprovação médica.
  • Gestantes serão aceitas somente nas práticas adequadas e preparadas para este período que exige cuidados especiais neste momento tão especial na vida da mulher.
  • Utilize roupas confortáveis que possibilitem maiores amplitudes nos movimentos.
  • De preferência a retirar relógios, brincos e anéis grandes, colares, óculos ou qualquer objeto que possa trazer incômodos durante a execução das posturas.
  • Permita um intervalo de 3 horas entre a aula e uma refeição principal e um intervalo de uma hora entre a aula e uma refeição leve.
  • É recomendável que as mulheres participem das aulas em período menstrual, isto auxiliará no equilíbrio de todo o sistema hormonal. Não é aconselhado          a execução de posturas invertidas, Mulabandha (contração esfíncter anal), e fortes compressões abdominais.
  • Coma de forma consciente dando preferência a alimentos naturais, comida saudável promove clareza mental, propicia a meditação e promove a saúde em geral.
  • A prática de yoga não combina com o consumo de álcool ou quaisquer tipos de drogas.

Texto compilado pela profa. Tatiane Mosca

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

There was an error submitting your comment. Please try again.