Yoga para atletas e esportistas

Os benefícios fisiológicos da prática do Yoga para atletas e esportistas podem ser constatados durante as primeiras aulas, atletas afirmam sentir melhoras no desempenho em competições com a prática constante. Tônus muscular, aumento na flexibilidade, aumento consciente da capacidade cardiorespiratória (principalmente em estilos mais intensos e dinâmicos como Ashtanga e Power Yoga), equilíbrio, concentração etc. Porém a prática do Yoga pode trazer ao praticante ensinamentos muito mais valiosos que transcendem somente o trabalho de desenvolvimento de habilidades físicas.

Num meio onde a competição, a vitória e a superação de limites são o objetivo do trabalho, aprender a se conhecer para lidar com frustrações, medos e limitações se torna fundamental. Através dos ásanas (posturas corporais), práticas de pranayamas (exercícios respiratórios), relaxamento e meditações, podemos nos conectar a vivência plena do momento presente, esta compreensão auxiliará os atletas e esportistas a lidarem com a ansiedade, stress e as agitações geradas nos períodos de pré-competição. O Yoga é uma prática que complementa todas as outras.

Na Universidade de Nevada, em Las Vegas (EUA), o médico B. Donohue, do Departamento de Psicologia, coordenou um estudo com 90 estudantes que  participaram de uma maratona, após percorrer 500 metros, uma parte do grupo fez uma prática de Yoga e alguns exercícios motivacionais e a outra metade do grupo não participou. A performance dos corredores que praticaram Yoga foi melhor do que a daqueles que não fizeram nada. Os especialistas concluíram que o Yoga e os exercícios motivacionais melhoraram o desempenho dos esportistas, esta é apenas uma das muitas constatações dos benefícios da prática reconhecidas pelos próprios atletas.

Venha participar de uma prática e sinta os benefícios por você e em você mesmo.

Texto da praticante e professora Tatiane Mosca de Indaiatuba.

Fonte de pesquisa: Revista Vida & Yoga – Ano 3 – Nº 13      27/05/2009

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

There was an error submitting your comment. Please try again.