Mudras para Restauração

 

O estresse e a tensão estão sempre presentes. O mundo digital é projetado para tornar a vida mais fácil, mas em alguns aspectos, tem aumentado o nível de estimulação. Nosso ambiente digital também é um fator na postura pouco saudável, no sedentarismo e na sensação de isolamento, fatores que contribuem para o estresse. O estresse tem sido sempre uma parte da vida humana, e nosso corpo foi bem concebido para lidar com crises e emergências, mas na vida moderna, nós raramente usamos o tempo adequado para o descanso e recuperação. Quando o estresse se torna crônico, sem o tempo suficiente para a restauração, os sintomas relacionados com o estresse podem ocorrer.

Os primeiros sintomas de estresse crônico incluem irritabilidade, hipertensão, dor de cabeça, fadiga, insônia e problemas digestivos. O estresse pode levar a problemas mais graves, incluindo ansiedade e depressão, bem como problemas digestivos, circulatórios e autoimunes.

Mudras são um importante apoio para a restauração porque eles têm a capacidade de relaxar os músculos e trazer nossa atenção para a presença. A prática de Mudras também alteram o padrão respiratório, permitindo a respiração tornar-se calma e serena, facilitando assim a resposta de relaxamento. Mudras também propiciam a facilidade na mente e emoções, criando espaço entre pensamentos enquanto cultivam qualidades positivas, como confiança e autoestima.

. Dvimukham mudra é um dos gestos mais eficazes para facilitar o relaxamento profundo.

. Kurma Mudra é um grande gesto para acalmar os sentidos e liberar impressões sensoriais acumuladas.

. Pranidhana mudra facilita uma profunda sensação de alívio, nos apoiando em abrir mão de tudo o que já não suporta nossa jornada.

. Ushas mudra é um dos melhores gestos para cultivar uma atitude mais positiva.

 

DVIMUKHAM MUDRA

Gesto das Duas Faces

Para facilitar o Relaxamento Profundo

 

 

Dvimukham significa “duas faces”, e refere-se aos dois conjuntos de dedos que se tocam neste gesto. Simbolicamente, Dvimukham refere-se a nossas próprias “duas faces”, a nossa personalidade limitada e o nosso verdadeiro ser ilimitado. A fim de relaxar profunda e completamente, precisamos libertar, pelo menos temporariamente, as nossas inquietações e preocupações ao nível da personalidade. Isto é um desafio, porque a mente está constantemente analisando o nosso ambiente para ameaças e oportunidades.

 

KURMA MUDRA

Gesto da Tartaruga

Para Restaurar os Sentidos

Kurma significa “tartaruga” e Kurma mudra evoca várias das qualidades da tartaruga que cultivam restauração e cura. A tartaruga é uma mestra da conservação de energia, com um dos mais longos períodos de vida no reino animal. Esta longevidade é em parte devido à sua respiração lenta. Kurma mudra cultiva essa mesma respiração lenta e conservação de energia. Como a nossa taxa de respiração é diminuída, o nosso corpo e mente entram em um estado de restauração profunda, quase como entrar em hibernação. A tartaruga se retira para sua concha tanto para a segurança e restauração, e Kurma mudra produz um efeito semelhante, naturalmente guiando nossos sentidos para dentro. Esta restauração é especialmente importante para o cérebro e o sistema nervoso, que normalmente experiência estímulo quase constante. Como os sentidos descansados, a mente e as emoções tornam-se calmas e serenas, apoiando ainda mais o processo de restauração e cura.

 

PRANIDHANA MUDRA

Gesto da Rendição

Para Aprender a Desapegar

Pranidhana significa “rendição”, e refere-se a abrir mão de todos os apegos e crenças que nos impedem de viver com leveza e facilidade. A rendição é um processo que ocorre de forma gradual, começando por aprender a reconhecer e liberar a tensão do corpo físico. A medida que sentimos maior leveza e facilidade dentro de nossos corpos, nós naturalmente começamos a deixar ir tudo o que já não precisamos dentro das dimensões mais sutis de nosso ser, incluindo os nossos pensamentos, sentimentos e crenças. Através deste processo gradual de libertação, eventualmente, notamos que deixar ir não implica que estamos realmente perdendo nada, mas sim ganhando a paz interior e a capacidade de apreciar a vida de forma mais completa. Com uma maior paz interior, nós naturalmente sintonizamos com nosso ser essencial, inerentemente inteiro e completo, sem a necessidade de possuir ou controlar qualquer coisa.

 

USHAS MUDRA

Gesto da Aurora

Para a abertura a Novas Possibilidades

Ushas significa “amanhecer”, e Ushas mudra nos apoia a dar boas-vindas a cada dia com entusiasmo como um campo de possibilidades infinitas. A medida que abraçamos a cada dia mais abertamente com menos expectativas de como as coisas deveriam ser, o estresse e a tensão são reduzidos naturalmente. Ao acolher a cada dia de forma mais positiva, vamos liberando os julgamentos que temos sobre nós mesmos e os outros, permitindo-nos celebrar a vida como ela é, ao invés de reclamar sobre como você gostaria que fosse. Quando abraçamos cada novo dia como um campo de apreço e de aprendizagem, somos capazes de viver no momento presente de forma mais completa. Com maior presença e apreço, todos os nossos talentos e possibilidades se desdobram naturalmente, criando um ciclo de bem-estar, vitalidade e criatividade.

Ushas mudra ajuda a limpar a mente, reduzindo o pensamento negativo, o que nos permite conhecer novos projetos e atividades com sentido de abertura e curiosidade. Com uma maior harmonia, entusiasmo e clareza, nós naturalmente desdobramos todas as nossas possibilidades, enquanto experimentamos profundo apreço por cada momento da vida.

 

Extraído do livro Mudras for Healing and Transformation de Joseph e Liliam Le Page