CORPO, MENTE E ESPÍRITO: OS TRÊS SHARIRAS

Os Koshas estão inseridos numa estrutura maior, chamada de três Shariras. Sharira significa corpo em sânscrito, e este modelo corresponde aproximadamente a nossos conceitos de corpo, mente e espírito. Os Koshas são um sub-conjunto desta estrutura maior.

As primeiras escrituras hindus nas quais o mundo estaria dividido em três áreas:

Bhu é o mundo físico, e se relaciona com o que é matéria. Corresponde ao sthula sharira, ou corpo físico.

Bhuvah é o céu, e se refere ao que é subjetivo, impalpável, etéreo e invisível, inclusive à mente. Corresponde ao sukshma sharira, ou corpo sutil.

Svaha é o firmamento, e se refere à fonte na qual os reinos sutil e material se originam. Corresponde ao karana sharira, ou corpo causal.

Os Koshas, ou envoltórios, estão inseridos dentro dos shariras, ou corpos, para criar um para criar um paradigma completo na descrição do ser humano e seu processo evolutivo.

 

OS TRÊS SHARIRAS (CORPOS)

CORPO- Sthula sharira.

Sharira significa corpo e sthula significa matéria física, “grosseiro”, referindo-se à matéria que pode ser vivenciada de maneira tangível.O annamayakosha e o pranamayakosha estão contidos dentro deste corpo. Este corpo refere-se a tudo o que é microcósmico: células, órgãos, tecidos, bem como a bioenergia que os sustenta. O sthula sharira também inclui a sensações corporais, tais como calor, frio, dor, assim como os cinco elementos que são a base da matéria. O sthula sharira é visto como portal de entrada para a alma, bem como o veículo para a jornada em direção à percepção do Eu verdadeiro.

MENTE -Sukshma sharira.

Sukshma significa sutil e se relaciona com os aspectos de nós mesmos que não podem ser fisicamente vistos ou sentidos de forma tangível através de nossa percepção comum do dia-a-dia. Os invólucros emocional e de sabedoria (manomaya e vijnanamaya kosha) estão contidos dentro deste corpo.  Da mesma forma que as células compõem um corpo físico, partículas de pensamento e emoção compõem o corpo sutil.

ESPÍRITO- Karana sharira.

Karana significa uma causa e, neste caso, se refere a tudo aquilo que faz com que os outros corpos e envoltórios venham a existir. Num determinado nível, isto é a crença em um ser individual. No nível mais profundo, a causa essencial é Brahman, que traz à existência tanto a Unidade de toda a criação, como os indivíduos que são sua manifestação. Estas causas sutis são as bases para os outros corpos.  Este corpo abriga as informações e padrões mais profundos sobre nós mesmos que determinam nosso comportamento nos outros shariras. Estes padrões não são desenvolvidos apenas nesta vida, mas também em vidas pregressas, ou no inconsciente coletivo – o reservatório de informações que se desenvolveu ao longo do tempo. Padrões culturais, sociais e familiares também afetam o conteúdo do karana sharira. Quando as crenças básicas deste corpo são direcionadas para a Unidade da consciência, o resultado é um enorme bem-estar. Quando as crenças básicas são direcionadas para a separação, haverá desequilíbrio em todos os corpos. O espírito é a causa ou fonte suprema de tudo aquilo que existe. O karana sharira abriga um kosha: anandamayakosha.

 

Extraído do Manual de Yoga Integrativa, Joseph Le Page, 2003.