Os Oito passos do Yoga

Os Yoga Sutras de Patanjali codificam os princípios essenciais do Yoga, trazendo a visão, práticas e técnicas. Os oito passos do Yoga, Ashtanga Yoga são considerados o coração do Yoga formando a fundação para estudo e prática. Os oito passos delineiam o caminho completo para a transformação, começando com os valores éticos, seguidos pela integração do corpo, respiração, preparando-nos para estados progressivamente mais profundos de meditação que nos guia para experiência de unidade chamada Samadhi. Podem ser vistos como passos para uma conscientização, cada vez maior de todas as facetas de nosso ser, e que levam a uma integração completa do corpo, mente e espírito.

Os oito passos formam a árvore do Yoga. Os preceitos éticos Yamas (Ahimsa-não violencia, Satya – verdade, Asteya-não roubar, Brahmacharya- conservação da energia, Aparighara-desapego) formam as raízes. Os Niyamas (Saucha-pureza, Santosha-contentamento, Tapas-disciplina, Svadhyaya-auto-estudo, Ishvara Pranidhana- entrega ao Supremo) , os valores, formam o tronco, fornecendo o suporte.  Os demais passos são Asanas, Pranayama, Prathyahara (interiorização dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e finalmente Samadhi (iluminação ou consciência da Unidade).

• Yama e Niyama são diretrizes para mudanças de estilo de vida e alinhamento.

• Asana é um veículo para postura saudável e alinhamento do corpo físico e tem também uma metáfora para a postura firme e confortável na vida diária.

• Pranayama é um veículo de expansão e canalização das forças de vida através da respiração para equilibrar o corpo energético e, posteriormente, o fluxo de força de vida a todos os sistemas fisiológicos.

• Pratyahara, especialmente na forma de Yoga Nidra, é um veículo para relaxamento e remoção do condicionamento, de todos os padrões psicológicos que alimentam a resposta ao estresse e subsequente a doença relacionada com o estresse.

• Dharana está focado na consciência, a volta do verdadeiro eu, a fonte de saúde e cura.

• Dhyana, meditação, é o caminho para o estado de saúde natural: integração do corpo, respiração, mente e espírito.

• Samadhi é a nossa verdadeira natureza como Unidade, que é a essência de saúde e cura a partir da perspectiva do Yoga.

Começamos pela conscientização de como estamos vivendo neste momento. Isto inclui todos os aspectos de nosso estilo de vida: da dieta ao descanso, dos relacionamentos ao trabalho. Até que estejamos dispostos a olhar honestamente quem e como somos, a prática do Yoga permanecerá na periferia de nossas vidas.