Uma boa escolha para 2016- Pratique Hatha Yoga!

Significado do Hatha-Yoga – A palavra, em sânscrito, tem o significado literal de “domínio, poder , esforço”, presumindo que é necessário um esforço psicofísico extraordinário para se atingir seus objetivos. De acordo com os Upanishad, antigo livro de filosofia Indu, Hatha é também dotada de uma significação esotérica, em que relaciona as sílabas Há (“Sol”) e Tha (“Lua”). Hatha-Yoga, então significa a união desses dois princípios, símbolos dos dois polos, pelo equilíbrio e interação dos quais o universo se mantém. Estes dois polos estão presentes em todo o universo, desde a mais grandiosa galáxia até o  menor dos átomos..

Quem pode Praticar? – Não há restrições. Crianças, jovens, adultos, pessoas de qualquer religião ou fatores sociais.

Quais os Benefícios? –  O Hatha-Yoga é uma poderosa ferramenta para trilhar o caminho da saúde física, mental e emocional. Toda a sua rica gama de exercícios ou posturas faz você despertar para uma nova vida. Faz florescer seu entusiasmo, a sua juventude, sua flexibilidade e o seu equilíbrio hormonal. Dá elasticidade à sua pele, suavemente trabalha com a correção postural, ajuda na digestão e na eliminação de gases. Mas, acima de tudo , o Hatha-Yoga, respeita profundamente as condições do ser humano.

Resultados– A prática da Hatha-Yoga, logo nos seus primeiros dias, já produz efeitos sensíveis, que se traduzem por uma mudança de atitude e uma disposição mais ampla e mais equilibrada para todas as coisas. Tais efeitos, entretanto, são apenas consequência da liberação da agitação e da remoção da camada mais superficial de nossos hábitos e atitudes que se foram cristalizando no decorrer do tempo.

O que é necessário para a Prática

  1. Utilize roupas leves e confortáveis;
  2. Não use nenhum tipo de joia, adereços ou maquiagem, evite perfumes;
  3. Respiração é efetuada sempre pelas narinas, a menos que o professor instrua de outra forma;
  4. Busque praticar sempre no mesmo horário;
  5. Mantenha sempre a coluna suavemente ereta, sem tensões, e a cabeça, erguida com suavidade;
  6. Abstenha-se de alimentos sólidos uma horas antes da prática;
  7. Sua alimentação deve ser equilibrada, evitando-se excessos;
  8. Fora a prática em sala de aula, na medida do possível, dedique de 15 a 30 minutos diários à prática;
  9. Harmonize-se com tudo o que o cerca. Cultive sempre uma atitude positiva.